Nossa visão de livros e autores
O que está acontecendo com o livro?
O livro fascina! Ele é, ainda hoje, um objeto de culto, de fetiche até. Ser autor de um livro é simplesmente magnífico: a maioria das pessoas olha o autor com enorme admiração e respeito, por ter uma obra publicada. Vale muito a pena ter essa experiência!
Por isso estamos aqui: para ajudar as pessoas a se tornarem autoras.
Mas, há mais: o conceito de “livro” ampliou-se e continua a se ampliar mais e mais. Além dos livros impressos, surgiram outros suportes: disseminaram-se os livro virtuais, os conteúdos em HQ, os livros em vídeo, os audiobooks…
Com esses e outros novos formatos o livro vem se aproximando intrigantemente de outros produtos também tradicionais no mercado do conhecimento e que também vêm se transformando profundamente: os cursos online, os games, os artigos, as reportagens, as trocas de mensagens.
Para se apontar o mais óbvio, as editoras, as escolas, os produtores de audiovisuais (cinema, TV, vídeo em streaming) e também os veículos publicadores da imprensa tradicional — que até um passado nada remoto atuavam em mercados distintos e bem separados uns dos outros –, hoje rapidamente confluem para algum ponto futuro comum, convergindo ou competindo, fundindo-se e, inclusive, confundindo-se,.
Quem é autor e o que faz, atualmente?
O autor — aquele que escreve e assim produz a obra — sempre foi o personagem central no mercado editorial. Mas, até algum tempo atrás, ele era alguém louvado por sua capacidade de produção intelectual, mas restrito em sua capacidade de atuar e influenciar o mercado, por depender diretamente do trabalho de uma ampla e complexa equipe de profissionais especializados: pesquisadores, revisores, ilustradores, diagramadores, capistas, editores, programadores de computação, gráficos, estoquistas, distribuidores, divulgadores, resenhistas, livreiros…
Em poucos anos, a longa sequência de atividades, até que um livro fosse concebido pela mente de um autor e chegasse às mãos do leitor, foi sendo racionalizada a olhos vistos — até encolher tanto que, por incrível que possa parecer, atualmente o próprio autor é capaz de cumprir todos esses papéis, chegando a produzir e oferecer ao mercado, ao final, uma obra de boa qualidade!
A própria origem dos autores de livros se diversificou também: hoje, os autores são oriundos de variados campos de formação e atuação profissional prévia: são (ex-)jornalistas; historiadores, psicólogos, professores e acadêmicos, empresários, consultores de empresas…
Ademais, os autores não se limitam, atualmente, a escrever livros. Produzem também continuamente artigos, e-books, reportagens, roteiros para cinema e TV, programas de rádio e TV, audiolivros, textos para blogs ou plataformas, matérias para fins de marketing de conteúdo, palestras, vídeos…
Quanto aos seus livros, já não é possível apenas sentar-se para escrevê-los: o autor tem ainda de promover seu livro, mostrá-lo em congressos, feiras, encontros, palestras, artigos e vídeos em plataformas especializadas e mídias sociais, a fim de vendê-lo. Seu trabalho mercadológico passou a ser decisivo, tendo modificado completamente a natureza do ofício de escritor.
Quem é nosso cliente?
A maior parte de nossos clientes são pessoas que não sabem de tudo isso — ou, se o sabem, não conseguem encarar tais mudanças, presas que estão a uma visão de autor de livros que ficou no passado.
Queremos trazê-los para o atual mundo real — e lhes mostrar (e provar) que podem escrever um livro, mesmo os que não se sintam encorajados a fazê-lo, por achar que não sabem escrever; ou que não são bons em pesquisa de conteúdo; ou não têm tempo; ou se acham desorganizados demais; ou não sabem negociar com uma editora; ou creem que seu livro não tem mercado…
Queremos mostrar-lhes que todas essas alegações são falsas (ou, se não o são totalmente, pelo menos são perfeitamente contornáveis).
Temos também clientes que já deram um ou mais passos na caminhada para ter seu livro no mercado: já escolheram um tema, mas não escreveram; ou já escreveram, mas não publicaram; ou já publicaram, mas não conseguiram venda… Ou, até obtiveram vendas, mas não se sentem encorajados a partir para uma segunda obra.
E temos ainda um terceiro tipo de cliente: aquele que não pensa em quanto dinheiro vai ganhar vendendo seu livro, mas que o vêem mais como um instrumento de marketing, algo que oferecerão a seus clientes e clientes potenciais, como um atestado de sua competência.
E ainda há aqueles clientes que desejam sistematizar suas experiências pessoais ou profissionais e vêem no livro uma forma de fazê-lo. São pessoas inteligentemente interessadas em explicitar seu conhecimento tácito, a fim de criar para si um método de trabalho, ou então, deixar seu legado pessoal às gerações mais jovens.
Para cada tipo de cliente, enfim, temos uma solução satisfatória. Consulte-nos e relate seu caso.
E, seja qual for sua intenção ao escrever seu livro, tenha certeza de algo: embarcar num tal projeto e completá-lo é um poderoso elixir, capaz de elevar nossa autoestima e nos conferir otimismo e garra para inúmeros outros projetos que virão depois desse!